top of page

Sionismo

Por quê?

Dado que nossa comunidade é composta por jovens judeus, reconhecemos a centralidade do Sionismo em nossas convicções. Enxergamos a presença do Estado de Israel como um elemento de extrema importância para a preservação de nossa identidade judaica e do nosso povo e, simultaneamente, advogamos pelo direito à autodeterminação de todo e qualquer povo. Como membros da diáspora judaica, assumimos a responsabilidade de defender a existência contínua do único Estado judaico, pois acreditamos que o comprometimento com nossa comunidade, tanto em Israel quanto no resto do mundo, fortalece nossa identidade judaica e nos une como comunidade.

Sem a influência do sionismo, a Colônia perderia sua essência judaica, uma vez que um movimento judaico desvinculado da defesa da autodeterminação do seu próprio povo é contraditório. Além disso, como judeus, temos a responsabilidade de nos manter informados sobre o assunto e disseminar informações confiáveis. Portanto, sem sionismo como um de nossos pilares, estaríamos correndo o risco de ter membros da Colônia propagando desinformação e enfrentando dificuldades ao lidar com situações de conflito.

Como?

 

A Colônia da CIP promove ativamente o Sionismo através de capacitações e peulot, geralmente estruturadas pelo Bloco Sionismo, centradas na formação dos madrichim sobre a história de Israel, o Sionismo e a situação contemporânea do Estado. O objetivo é garantir que eles estejam continuamente atualizados e possam disseminar informações confiáveis sobre o assunto. Posteriormente, os madrichim compartilham esse conhecimento com os chanichim por meio de peulot, zmanim e mifgashim. Para consolidar nossa identidade sionista, também utilizamos termos em hebraico no nosso cotidiano, fortalecendo a conexão dos chaverim com a língua hebraica. Além disso, expressamos nosso compromisso com o Sionismo ao incentivar a participação de todos os madrichim no Shnat, uma experiência imersiva em Israel, e por meio da nossa filiação ao Netzer, que une comunidades de Israel e da diáspora, conectando jovens sionistas.

 

Como uma organização política, a Colônia ocasionalmente emite posicionamentos em relação aos acontecimentos em Israel, reforçando nosso apoio à existência do Estado, à democracia, à busca pela igualdade e à luta contra o antissemitismo e antissionismo. Dessa maneira, encorajamos a prática do Sionismo principalmente na diáspora, o que justifica nosso ideal de Sionismo em Y, que pode ser cultivado dentro e fora de Israel.

IMG_5137.JPG
bottom of page