Sentiram falta do Fritz aí de casa? Voltamos com atualizações do mês de setembro ;)
Blog da Hanagá - setembro de 2024
Shaná Tová Umetuká!
A Colônia deseja a todos um 5785 cheio de esperança e com melhores notícias. Que todos possam encontrar conforto e acolhimento nos tempos difíceis, sendo capazes de abraçar ao próximo. Que todos possam desfrutar de momentos doces dentro e fora da nossa comunidade, que possam sonhar com a paz e tenham seus corações preenchidos por amor. Seguimos unidos, e entramos nesse novo ano de mãos dadas. Contem sempre com a gente!
INSCRIÇÕES PARA TEMPORADAS ESTÃO ABERTAS!
As inscrições para as Temporadas de Verão de 2025 acabaram de abrir! Os madrichim já estão preparando tudo há um mês e meio e ainda temos muito trabalho pela frente! Confiram as datas e idades:
Nitzanim: 17 a 22 de dezembro, para jovens que estarão nos 2º, 3º e 4º anos escolares em 2025
Alonim: 8 a 16 de janeiro, para jovens que estarão nos 5º, 6º e 7º anos escolares em 2025
Sharsheret: 17 a 26 de janeiro, para jovens que estarão nos 8º, 9º anos escolares e 1º ano do Ensino Médio em 2025
Todas as temporadas irão acontecer na Casa de Campos da CIP, em Campos do Jordão!
Valores:
Gostaríamos de comunicar às famílias que os valores das temporadas de verão de 2025 sofreram uma redução de 10% em relação às temporadas de inverno de 2024! Isso é uma grande conquista para a nossa tnuá, e foi possível devido a mudanças estruturais em alguns dos nossos marcos, cuidadosamente planejadas, e um bom planejamento de cortes de gastos de longo prazo! Caso tenham qualquer dúvida sobre a redução, sintam-se à vontade para entrar em contato conosco. Ficaremos muito felizes em conversar sobre <3
Idades:
Na Colônia, os chanichim são agrupados em Kvutzot (uma kvutzá, na tradução do hebraico, significa, literalmente, "grupo"). O critério de divisão de kvutzot adotado na nossa tnuá é o ano escolar do chanich, ou seja, todos em uma kvutzá estão no mesmo momento de vida na escola.
Uma Kvutzá se trata, portanto, do grupo de chanichim que segue um chanich em cada uma de suas transições de momento de vida dentro e fora da tnuá, visto que todos estão vivendo essas transições ao mesmo tempo. Chanichim de uma mesma kvutzá se desenvolvem e amadurecem juntos, formando uma rede de apoio e cumplicidade.
Identificamos que, nas escolas, o corte de idade passou por transformações nas últimas décadas, adotando a lei de "30 de junho" e depois transicionando para a lei de "31 de março". Uma vez que, nas escolas, a divisão é feita desta forma, e não mais pelo ano em que nasceram as crianças, na Colônia dividimos os chanichim da mesma forma seguindo os anos escolares, pois o amadurecimento deles dentro da tnuá acontece junto ao amadurecimento em outras esferas da vida.
O nosso processo é feito para acompanhar um chanich durante o seu crescimento e sua formação como um todo. O ciclo da chanichut se encerra junto ao ciclo de ensino fundamental, momento em que o chanich ingressa em uma nova fase de vida: chega ao ensino médio em paralelo ao começo dos processos de pré-Hadrachá.
Conforme crescem dentro e fora da tnuá, membros de uma mesma kvutzá se propõem a desafios juntos, como um ano de capacitação em Israel (Shnat) ou a formação da Hanagá.
Ou seja... na hora de realizar a inscrição do chanich nas temporadas de verão, é importante verificar quais são as séries escolares de cada temporada! Conversamos com as diretorias das escolas da maioria dos nossos chanichim para entendermos como funciona o corte de idade e alocação de alunos em anos escolares em cada uma delas e entendemos que a maioria adota a regra de 31 de março. Assim, chanichim que estudam em escolas que adotam a regra são alocados em kuvtzot referentes ao seu ano escolar normalmente, enquanto chanichim que vêm de escolas americanas, multisseriadas ou que seguem outras regras de corte são alocados em kvutzot como se estudassem em escolas que aderem ao corte do final de março.
Tá com dúvida sobre as kvutzot da Colônia? Vem cá!
O Rishon voltou!
O nosso queridinho dos domingos voltou no último dia 08/09, trazendo muita bagunça pra CAJU! Tivemos outro Rishon no dia 29/09 e os dois marcos encheram a nossa casa com chanichim maravilhosos! Estamos amando ver tantos chanichim com vontade de viver a Colônia durante o semestre e esperamos por todos nos Rishonim de outubro! Seguem as datas:
13/10, das 10h ao 12h na CAJU
27/10, das 10h ao 12h na CAJU
E o Challah-Bake foi um sucessooo!
No último dia 28, tivemos o nosso primeiro Challah-Bake! O evento serviu para arrecadarmos para o Fundo de Bolsas da Colônia, e, felizmente, foi um sucesso absoluto! Os ingressos esgotaram, nos divertimos muito, fizemos Challot Agulá maravilhosas para Rosh Hashaná e ainda conseguimos juntar fundos para proporcionarmos uma experiência incrível nas temporadas da Colônia para mais chanichim! Muito obrigada por acreditarem e confiarem nas nossas iniciativas! Em breve teremos mais eventos para toda a família, aguardem! E confiram como foi nosso Challah-Bake tão especial!
LEHAKOL VOLTOU, mas sem Carmel...
Em setembro, também voltamos com os ensaios da Lehakat da Colônia! Um dos objetivos do semestre era apresentar nossa coreografia no Festival Carmel, que acontece em dezembro, mas, devido ao aumento no preço da taxa de inscrição, optamos por retirar o nosso grupo da programação do festival. Mas não se preocupem! Vamos sim apresentar a nossa dança no final do ano! Segue a explicação completa:
No começo do semestre, descobrimos um aumento significativo no preço da inscrição do Carmel e decidimos, com as demais tnuot de São Paulo, que apenas dançaríamos no festival se todas as tnuot tivessem condições financeiras de inscrever seus dançarinos.
Começamos uma vakinha e procuramos a Hebraica para algumas negociações e, apesar dos nossos esforços, não foi possível que todas as tnuot pudessem se inscrever.
Com isso, a Colônia decidiu retirar a sua inscrição do Carmel, junto com todas as outras tnuot. Não faria sentido dançarmos sozinhos enquanto outras tnuot tiveram uma barreira de entrada exclusivamente financeira, nem são esses os valores que desejamos passar para os nossos chanichim. Admiramos o Festival Carmel e temos o sonho de voltarmos a participar ao lado dos nossos irmãos de outras tnuot, e esperamos que isso seja possível no ano que vem!
Mas uma coisa que é certa é que nós vamos nos apresentar no final do ano! Estamos preparando uma coreografia linda, que merece seu espetáculo! Por isso, fiquem tranquilos, pois a Colônia e as outras tnuot estão organizando um Show das Tnuot, em que todas nós iremos nos apresentar! Os madrichim já estão organizando tudo juntos, desde orçamento até divulgação! Podem esperar por um evento sensacional e se preparem para uma apresentação de emocionar! Não percam a pilha, porque ela será necessária para o primeiro Show das Tnuot ser um sucesso!
Vamos reembolsar todos os inscritos com o valor pago para a inscrição! Qualquer dúvida, entrem em contato com a gente! Estamos abertos para responder tudinho e aceitamos sugestões para o Show das Tnuot. Ele está sendo pensado para o final de novembro, mas quando tudo estiver fechado avisamos vocês! Vamos juntos nessa!
Ensaios em outubro:
06/10
20/10