top of page

Dúvidas Frequentes sobre a Temporada

 

Onde ocorrem as temporadas?

As temporadas ocorrem em Campos do Jordão, no sítio da CIP.

A temporada de Teshug é a única que não acontece na Casa de Campos, pois, como ela ocorre ao mesmo tempo que a temporada de Sharsheret, reservamos com antecedência um outro sítio. Atualmente, os teshugos passam as férias em um sítio chamado Vale dos Mananciais, em Juquitiba. Contamos ainda com uma equipe de segurança que nos acompanha em todas as temporadas.

 

Por quem a machané é preparada?

A machané é preparada por um chug de 12 a 13 madrichim, que se reúne 2 vezes por semana durante 4 ou 5 meses para as preparações. Todas as peulot são elaboradas pelos madrichim com muito carinho e dedicação.

 

Como é a divisão por idades?

Cada temporada - Nitzanim, Alonim, Sharsheret e Teshug - agrupa alguns anos escolares. Nitzanim abrange chanichim do 2º ao 4º ano do ensino fundamental, Alonim do 5º ao 7º, Sharsheret abrange 8º e 9º anos e Teshug é pensada para chanichim de pré-hadrachá, que estão nos 1º e 2º anos do ensino médio. No nosso movimento, cada ano escolar é uma kvutzá (grupo). Nas temporadas, a maioria das peulot e todos os momentos livres envolvem todas as kvutzot, mas costumamos reservar momentos para dinâmicas kvutzatí. 

 

Como são formados os quartos?

Os quartos são separados por meninos e meninas e são formados no primeiro dia da machané, pelos próprios chanichim com o auxílio dos madrichim. Não há nenhuma separação por idade entre os quartos. Os quartos podem ser formados por 5 ou 7 chanichim.

Além disso, em todos os quartos de meninas dorme uma madrichá e no de meninos um madrich.

 

Quantas refeições tem na temporada?

Na machané temos 5 refeições - deliciosas, por sinal: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

 

Os pais podem falar com os filhos durante a temporada?

Os pais podem acompanhar seus filhos pelas redes sociais da Colônia, que são atualizadas constantemente com informações e fotos das temporadas. Além disso, qualquer contato direto com o chanich deve ocorrer por meio do mechanech ou mechanechet, que se responsabiliza por cuidar da relação com os pais durante a temporada.

 

Precisa conhecer alguém que já vai na Colônia para ir?

Nãaao, a temporada é igualmente incrível para chanichim que já tem conhecidos nela e para os que não tem. Criar novas amizades (para a vida) é algo comum na Colônia.

 

Como são as peulot (atividades) de um modo geral?

Todas as atividades têm um objetivo chinuchi (educativo) por trás. No processo de confecção de uma peulá, os madrichim partem de um tema e elaboram um racional (o porquê de ser importante trabalhar o tema escolhido com a idade em questão) e objetivos (o que se deseja alcançar através da peulá). Na prática, todas as atividades envolvem muita diversão e os temas costumam ser compreendidos pelos chanichim de forma leve e lúdica. 

 

Meu filho nunca estudou em escola judaica, não sabe muito sobre judaísmo, isso é um problema?

De modo algum. A Colônia serve para aproximar os chanichim do judaísmo e isso independe do quanto ele conhece ou não sobre a religião. Durante as peulot, tratamos os judaísmos em diferentes níveis, além de praticá-lo nas tefilot (diariamente, na parte da manhã) e na famosa roda do shemá (que também acontece diariamente, antes de dormirmos).

Curiosidades:

- Todas as temporadas recebem um(a) rabino(a) ou um(a) estudante de rabinato da CIP para auxiliar os madrichim e chanichim e, principalmente, proporcionar conteúdos judaicos nas peulot e nas tefilot.

 

Como proceder com medicamentos na temporada?

Caso o chanich use algum medicamento, ele deverá entregá-lo para a enfermeira (que ficará a temporada inteira com ele) no dia de embarque. A enfermeira será responsável por dar-lhe o medicamento quando necessário.

 

Sobre o uso de celulares:

Pedimos para que os chanichim não levem seus telefones celulares pois acreditamos muito na vivência de dias intensos, mágicos e imersos que proporcionamos durante as temporadas, para eles realmente esquecerem do mundo afora.

Todo o contato é feito com o Mechanech/a Mechanechet que acompanha as crianças para que as informações sejam trocadas de responsável para responsável.

bottom of page