top of page

Juventude

Por quê?

Uma vez que a Colônia tem como público alvo as crianças e adolescentes, a melhor forma de se estabelecer uma relação entre educador e educando é através da transmissão de jovem para jovem. Não somente porque os jovens são a geração do futuro, mas também porque o protagonismo da juventude garante que os nossos valores mantenham-se adequados às transformações do mundo contemporâneo. Além disso, a juventude garante a continuidade da Colônia, pois permite a passagem dos nossos valores através das gerações, aplicando a noção de "ledor vador". Isso não significa que os valores sejam inquestionáveis, muito pelo contrario: a juventude traz a oportunidade dos mais novos repensarem tudo a todo momento.

Sem a juventude, a Colônia não seria um movimento, muito menos uma tnuá, pois seus membros seriam sempre as mesmas pessoas, e nada mudaria com o passar do tempo.

Como?

Um membro da Colônia passa por muitos ciclos durante sua vida tnuatí: quando chanich, passa por nitzanim, alonim e sharsheret, além de transitar entre as 8 kvutzot. Depois, o membro passa por teshug e enfim, passa alguns anos sendo madrich. Todos os anos, novas pessoas entram nesse ciclo, sempre com novas ideias e renovando a composição da tnuá. A expressão da juventude ocorre diariamente na Colônia. Quando um madrich completa seu ciclo tnuatí e sai da Colônia, deixa-a nas mãos dos mais jovens, praticando a ideia de juventude na tnuá. Além disso, o contato diário de madrichim de diferentes kvutzot, os mais experientes com os mais novos, potencializa muito a problematização de nossos valores, costumes e ideias, o que atualiza a Colônia e desnvolve os madrichm mais novos, formando futuras lideranças.

7d92bbee-0347-41cd-a7e7-89997cac6f5c.JPG
bottom of page