top of page

Kvutzot

Kvutzá, no português, significa, literalmente, "grupo". E na Colônia, a kvutzá é o grupo ao qual um chanich pertence e que lhe acompanha por toda a sua vida tnuatí. 

 

Na nossa tnuá, os chanichim são agrupados por ano escolar. Isso significa que todos os chanichim de um mesmo ano escolar crescem juntos na Colônia conforme avançam na idade e nas fases da vida. A kvutzá sobe junta de Nitzanim para Alonim, de Alonim para Sharsheret, de Sharsheret para Teshug e de Teshug para a Hadrachá. Depois disso, os chanichim fazem Shnat e até mesmo parte da Hanagá juntos. 

Trata-se, portanto, do grupo de chanichim que segue um chanich em cada uma de suas transições de momento de vida dentro e fora da tnuá, visto que todos estão vivendo essas transições ao mesmo tempo. Chanichim de uma mesma kvutzá se desenvolvem e amadurecem juntos, sendo cúmplices e formando uma rede de apoio.

Mas fazer parte de uma kvutzá não significa que o ciclo social de um chanich, dentro da Colônia, se limite aos chanichim do seu mesmo ano escolar. Em qualquer um dos nossos marcos, existe grande integração e trocas muito ricas e especiais entre as diferentes kvutzot.

Em uma temporada, por exemplo, existem cerca de três kvutzot coexistindo. Chanichim e chanichot de diferentes idades e anos escolares podem se integrar na formação de quartos, nas refeições, tefilot, tempos livres e estão juntos, até mesmo, nos grupos da maior parte das atividades. E existem momentos específicos em kvutzot, como peulot em kvutzá e mifgashim, que são momentos mais íntimos que acontecem em dias alternados dentro da temporada.

Mas, afinal… que mudanças e transições de momentos de vida são essas que crianças e jovens de um mesmo ano escolar experienciam dentro e fora da Colônia? Vem conhecer a nossa estrutura de kvutzot:

A chanichut começa em Nitzanim, quando as crianças estão indo do primeiro para o segundo ano do fundamental. Os chanichim de segundo ano são da kvutzá "Metukim" e vão avançando pelas kvutzot conforme crescem. Um ano depois, quando estão indo para o terceiro ano, passam a ser os "Chamudim", até que, quando estão indo para o quinto ano, sobem todos juntos para Alonim, tornando-se "Shutafim". 

Design sem nome.png.PNG

Mudar de idade na Colônia, ou seja, subir de Nitzanim para Alonim e assim em diante, representa uma mudança na maturidade e no momento de vida dos chanichim, e é especial que eles vivenciem isso juntos, em kvutzá, uma vez que já estão crescendo e se preparando para mudanças assim juntos há anos. 

E a kvutzá vai vivendo o ciclo da chanichut, crescendo dentro de cada uma das idades, até que os chanichim chegam à última temporada de Sharsheret e se deparam, juntos, com o grande caldeirão de emoções envolvido no ingresso no Ensino Médio e na pré-Hadrachá. E esses chanichim, que cresceram lado a lado desde Nitzanim, acolhendo todos que foram chegando para agregar na kvutzá, um dia celebram a sua formatura no processo Teshug e desfrutam juntos do primeiro contato com a vida na tnuá vestindo a blusa do madrich. Especial, não é mesmo?

Ao todo, são oito ou nove kvutzot na chanichut. Em Nitzanim, a idade mais nova, que significa "florescer", temos três kvutzot: Metukim, Chamudim e Iecarim. Em Alonim, idade intermediária, que significa "árvores", as kvutzot são: Shutafim, Amitzim e Alufim. Já em Sharsheret, kvutzá mais velha da chanichut, que significa "corrente", as kvutzot são: Cochavim e Chazakim. As subidas de idade acontecem sempre nas temporadas de verão, ou seja, quando o grupo de chanichim está indo para determinado ano escolar. Por isso, em janeiro, a temporada de Sharsheret conta com três kvutzot, sendo a mais velha a que, logo após a temporada, ingressa no processo de pré-Hadrachá. A kvutzá mais velha de Sharsheret, no final da temporada de janeiro, escolhe o seu nome e entra em Teshug, que se divide em duas kvutzot: M1 e M2. Quando concluem o M2, teshugos se tornam madrichim. Conheça cada uma das kvutzot:

Sem título 135.PNG

METUKIM
(doces)
2º ano

Sem título 138.PNG

Nitzanim

CHAMUDIM
(fofos)
3º ano

Sem título 141.PNG

IECARIM
(preciosos)
4º ano

Sem título 144.PNG

SHUTAFIM
(parceiros)
5º ano

Alonim

Sem título 148.PNG

AMITZIM
(corajosos)
6º ano

Sem título 151.PNG

ALUFIM
(campeões)
7º ano

Sharsheret

Sem título 155.PNG
Sem título 157.PNG

COCHAVIM
(iluminados)
8º ano

CHAZAKIM
(fortes)
9º ano

Observações: na Colônia, seguimos a regra de idade brasileira para a alocação de chanichim em kvutzot, e a prioridade é que concluam o ciclo de Sharsheret e ingressem na pré-Hadrachá quando estão entrando no Ensino Médio. Ou seja,  a preferência é que um chanich esteja dentro de uma kvutzá em que estão outros chanichim do seu mesmo ano escolar. Mas, como a kvutzá se trata de um processo grupal que acompanha um chanich do começo ao fim de sua vida tnuatí, um chanich que muda de ano escolar durante a sua vida na Colônia não é rebaixado ou adiantado de kvutzá. Em casos de repetições, por exemplo, um chanich se mantém na kvutzá com a qual vinha crescendo desde o começo da sua vida na tnuá.

bottom of page