Machané Relâmpago
Diferente das nossas temporadas de férias, que são divididas por faixas etárias, a Machané Relâmpago entrou para o catálogo de marcos da Colônia com a proposta de reunir em uma viagem todas as idades da nossa chanichut! Apesar de valorizarmos muito o nosso esquema de diferentes temporadas de férias para chanichim em diferentes momentos de vidas, acreditamos também no poder e na magia envolvidos nas trocas entre chanichim de idades diversas e gostaríamos de vê-los criando laços e se entendendo enquanto comunidade Colônia!
Então, para que os nossos chanichim de todas as kvutzot pudessem experienciar a Colônia juntos e se conectarem de forma mais profunda, surgiu a Machané Relâmpago, que teve a sua primeira edição em abril de 2023 e a próxima em abril de 2024. A viagem costuma acontecer durante um feriado ou final de semana, tendo duração de 3 a 4 dias. Nas últimas duas machanot, tivemos a oportunidade de educar e reforçar o senso tnuatí coloniano dentro de mais de 100 chanichim.
A equipe da Machané Relâmpago conta com um grupo de, aproximadamente, 20 madrichim, que se divide em: chug de centralizadores, chug de Nitzanim, chug de Alonim e chug de Sharsheret. Além dos madrichim, acompanham o marco a Mechanechet, um rabino da CIP, equipe de seguranças e enfermeira. A equipe de centralizadores consiste em um Rosh Machané, madrich responsável pela organização e preparação logística do marco, pela Mazkirá ou Mazkir da tnuá e por mais um membro da Hanagá. Os centralizadores cuidam da parte logística da Machané e cada um auxilia um chug.
Para ser mais claro, todos os madrichim estão lá para o marco e para todos os chanichim, mas, ao mesmo tempo, eles têm responsabilidades maiores com funções e idades específicas.
E apesar da intenção de reunir todos os chanichim em um só marco, durante a machané não necessariamente todas as idades participam de todos os momentos juntas. Existem atividades conjuntas, como a clássica gincana Super Fritz Games e o Sacanim, nossa peulá de sujar. Cabalat Shabat e refeições também são momentos que reúnem as oito kvutzot da chanichut. No entanto, como mencionado acima, o grupo de madrichim presentes na viagem se divide em subgrupos designados a cada faixa etária, e as preparações são feitas separadamente.
Assim, existem muitos momentos em que os chanichim estão divididos em suas próprias faixas de idade, recebendo atividades específicas para sua maturidade e seus interesses. Os quartos em que dormem os chanichim também são divididos por idades, o que facilita na questão da diferença de horários para dormir, e os madrichim de cada subgrupo dão atenção às demandas dos chanichim das kvutzot com as quais estão trabalhando.
A Machané Relâmpago não acontece na Casa de Campos, e sim em sítios mais próximos de São Paulo. O marco de 2024 aconteceu no Acampamento VIPS, em Salto de Pirapora. Saímos de São Paulo na tarde de sexta-feira, após o término das aulas, e chegamos no fim da tarde de domingo.