top of page

Temporadas de Férias

A temporada é o marco da Colônia nas férias! E costumamos falar em temporadas no plural, pois acontece mais de uma temporada por férias! Ficou confuso? Vem cá que te explicamos!

IMG_1371 4.JPG
IMG_1372 4.JPG

O diferencial da Colônia da CIP é que não fazemos uma só machané para todos os nossos chanichim, mas dividimos eles em faixas etárias, cada uma tendo a sua própria temporada. São quatro faixas de idade, sendo elas: Nitzanim, para chanichim do segundo ao quarto ano escolar; Alonim, para chanichim do quinto ao sétimo ano escolar; Sharsheret, para chanichim dos oitavo e nono anos escolares; e Teshug, para chanichim do ensino médio que fazem parte do processo educativo que forma novos madrichim. As temporadas se dão em sequência em todas as férias, com exceção de Teshug, que apenas acontece nas férias de julho.

 

Assim, o grupo de madrichim é dividido, semestralmente, em três subgrupos para as temporadas de verão e em quatro subgrupos para as temporadas de inverno. E durante o semestre inteiro, esses subgrupos, que chamamos de chuguim, realizam um trabalho intenso e de muita entrega para planejar cada detalhe das temporadas e se conectar com as demandas específicas da faixa etária com a qual estão trabalhando.

As temporadas são um marco fundamental para o nosso processo chinuchi, ao passo em que nelas conseguimos imergir os chanichim em nossa educação por meio de peulot lúdicas e contínuas.  Cada uma das temporadas possui um tema central, escolhido por cada chug no começo da preparação com base nos diagnósticos das kvutzot de cada idade. 

 

Os dias em campos são preparados dos pés à cabeça pelo grupo de madrichim. Nenhuma temporada é igual à outra, mas todas seguem uma mesma rotina: de manhã temos tefilot, um momento de rezas matinais conjunto, e logo partimos para uma peulá feita nesta mesma parte do dia. Depois do almoço temos outras duas peulot dadas durante a tarde, separadas por um lanche, e, após o jantar, mais uma atividade feita para ser aplicada à noite. Não podem faltar peulot tradicionais, como o Sacanim, nossa peulá de sujar, a Madrugada, peulá de terror típica que acontece a partir de Alonim, o Madrich-Chanich, uma disputa de futebol entre chanichim e madrichim, o Color Wars, o CIP Dance, que acontece logo após o nosso Cabalat Shabat, e muito mais!

Cada temporada é acompanhada por um grupo de 12 a 13 madrichim, que estão dentro de uma faixa de idade de 17 a 22 anos, por nossa mechanechet (coordenadora pedagógica), Milla Kutnikas, por uma enfermeira e por um dos rabinos da CIP. Todos ficam na temporada do começo ao fim e são completamente apaixonados pelo trabalho que fazem! As nossas temporadas de férias são transformadoras, mágicas, únicas! Vem fazer parte disso também!

bottom of page